0 Como o twitter deu escala global aos protestos contra o regime iraniano
Um internauta identificado como Mohamad Reza descreve para o mundo o clima sombrio que paira sobre a capital do Irã no dia seguinte às eleições presidenciais no país através do twitter.
Situação: O presidente Mahmoud Ahmadinejad declarava-se reeleito e aparecia sorridente na TV. Mir Hossein Mousavi, seu opositor derrotado, foi a publico dizer que o resultado foi uma farsa. Como não poderia ser diferente, um grande numero de pessoas foram para as ruas protestar, e também como seria esperado a policia foi reprimir a ação dos manifestantes com violência.
Com a oposição nas ruas e o governo usando força e censura para sufocá-la um grito de socorro escapou pela internet.
"Teerã está escura e fria nessa noite" escreveu Reza. Seu sussurro de medo escapou de Teerã para o resto do mundo através do Twitter.
O sussurro que escapou pelo Twitter cresceria para tornar-se um protesto, um grito e finalmente um clamor que tomou conta da blogosfera e terminou por criar um movimento mundial de solidariedade aos iranianos.
Segundo o site Trendrr, o Twitter teve pico de 220 mil mensagens por hora na quarta feira dia 17 com a palavra "Iran"(Irã em inglês). 2,25 Milhões de Blogs discutiram o assunto e foram feitos mais de 20 milhões de posts desde o dia das eleições.
O twitter tornou-se um veiculo de extrema importância na revolta iraniana principalmente pela rapidez. Levam-se horas para escrever um bom texto jornalístico, mas os 140 caracteres máximos do Twitter saem dos dedos em segundos, basta ter as mão um celular com capacidade de enviar mensagens escritas ou um computador conectado a rede.
Por mais que o youtube expusesse de forma irrefutável as imagens de violência, fotos pelo Flicker mostrassem os protestos, foi por meio do Twitter que a informação foi propagada e a resistência organizada. Porque é impossível controlar todos os usuários e bloquear o acesso de todos eles sem tirar do ar a internet e a rede de telefonia móvel.
O Twitter não vai derrubar o governo, mas manterá o mundo informado do que realmente está acontecendo no pais, sem manipulação do governo!
Fonte - revista Epoca 21/06/09
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentario sobre esta postagem.